quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O que Jesus faria?



Quantas vezes, queridos irmãos, temos que tomar decisões e não sabemos aquilo que devemos fazer? Quantas vezes temos que escolher entre dois caminhos e pedimos opiniões aos outros?

Por vezes, dizem-nos que a nossa resposta está no nosso coração, ou que devemos ouvir a voz do nosso coração, estará isso certo?
“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas acções.", Jeremias 17:9-10, o nosso coração indica-nos muitas vezes os nossos medos, os nossos desejos e não a vontade de Deus, ou seja, o caminho certo.

Mas se em cada decisão pensarmos na seguinte pergunta: o que Jesus faria se estivesse no meu lugar?
Certamente agiríamos sempre sem medo de errar e tudo se tornaria mais claro, não para sermos iguais a Jesus mas para vivermos como ele viveu. “Estai em Mim e Eu em vós.”, João 14:4.

Não quer isso dizer que não sofreremos e que por isso as nossas decisões vão ser fáceis de tomar, quer dizer apenas que podemos partilhar em oração o nosso peso com Ele, pedindo-Lhe ajuda  e sabedoria para tomarmos as nossas decisões. "Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa, homem vacilante que é, e inconstante em todos os seus caminhos.” , Tiago 1:5-8.

Como Cristãos não podemos cruzar os braços e aceitar apenas as contrariedades da vida porque nós acreditamos num só Deus que disse: “e tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis.”, Mateus 21:22. Obviamente que Ele, como nosso Pai, nós dará o melhor , mesmo que esse melhor não seja aquilo que aparentemente desejamos. Muitas vezes não compreendemos que é o melhor para nós mas se confiarmos plenamente Nele, saberemos aceitar a vontade de Deus e mais tarde iremos dar-Lhe razão. 

Somos nós que fazemos o nosso próprio caminho e também ele é  feito de escolhas. Reparem, até em pequenos gestos como ver um determinado canal de TV, ver um filme, sair com um amigo, ..., a pergunta mantém-se: O que Jesus Faria? "Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho, a fim de que ele seja o primogénito entre muitos irmãos.", Romanos 8:2, porque para segui-Lo decidimos dar-nos completamente a Ele, para que assumisse o comando das nossas vidas. "E não somente fizeram como nós esperávamos, mas também deram-se a si mesmos primeiro ao Senhor, depois a nós, pela vontade de Deus.”, II aos Coríntios 8:5.

“E, chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perde-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.”, Marcos 8:34-35.

Se de facto a nossa vida já não nos pertence as nossas decisões também não.

Geoconda Teca

Sem comentários:

Enviar um comentário