quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Seguidor de Cristo ou de Jefté?




É incrível como o mundo de hoje, evolui tão rapidamente em quase todos os sectores - ciências exactas, humanas e biológicas. O avanço da ciência e da tecnologia do século XXI, tenta, de todas as formas possíveis, reduzir o trabalho físico e aumentar o trabalho mental. “E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará.” Daniel 12:4, tanto que hoje em dia é um facto o conceito de que “a mente vence músculos”.

Para termos uma noção, quem trabalha sentado o dia todo produzindo apenas com sua mente, ganha sempre mais do que as pessoas que, por vários motivos, necessitam do trabalho braçal - um engenheiro civil, um pedreiro, por exemplo.
 

Tudo é novidade para a sociedade actual e tudo se torna mais “rápido” e mais “fácil” de se fazer - controles remotos, telemóveis, notebooks, pagers, censores sem fio, são alguns exemplos. Com isso, as pessoas acomodam-se cada vez mais, deixando de queimar calorias e passando a queimar apenas os seus neurónios.

Parece que ninguém percebe que tudo isso leva a humanidade à fraqueza da mente, E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”, Romanos 12:2, o que consequentemente resulta em depressões, angustias e stress. É tudo o que Satanás precisa para prejudicar o Homem, pois ele trabalha com a/na nossa mente.

E porquê? Porque é através da mente que também adquirimos a salvação, a paz, o discernimento do Espírito Santo e a direcção para a vontade de Deus, “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis", Romanos 8:26.

Satanás impregna-nos as mentes através da ciência e da tecnologia, para que todos fiquem frágeis e caiam nas suas seduções e tentações. É por isso que, quando se fala na Bíblia sagrada, a santa Palavra de Deus, tudo fica cansativo e embaralhado, pois a mente ou já está cauterizada, ou seduzida, ou fragilizada, ou focada apenas nas coisas materiais; e isso faz com que haja divergências doutrinárias e inúmeras incontáveis interpretações da Bíblia, sendo que a hermenêutica -
ciência da interpretação, característica única da Bíblia - se interpreta a si mesma. Pois mesmo escrita por mãos de homens, estes foram inspirados pelo Espírito Santo e é Este que nos guia até à soberana vontade de Deus.

Devemos saber que a Bíblia não foi deixada para ser debatida, ou para criações de teses, na maioria das vezes sem fundamento para a nossa edificação espiritual.
 

Hoje, a fragilidade da mente humana deixa as pessoas vulneráveis a enganos até mesmo fúteis, muitas pegam em passagens e textos isolados da Bíblia e criam teses, em vez de obter conhecimento da verdade através de Cristo, nosso Senhor. Está escrito: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”, João 8.32.

Libertar do quê? DO PECADO. Que verdade? O conhecimento das marcas do carácter de Deus - JUSTIÇA, AMOR, VERDADE e SANTIDADE.

A integração destas marcas na nossa vida, a renúncia do velho Homem e a aceitação a Cristo Jesus como Salvador e Senhor, dá-se através do Espírito Santo que se manifesta quando nos interessamos verdadeiramente na realidade, na verdade, e não em fantasias e heresias, como doutrinas de prosperidade, dogmas, liturgias, rituais, ..., e esse evangelho medíocre de triunfalismo que vemos por aí.

O ser humano vai à igreja mais por “amor” a sua própria vida - como se Deus fosse obrigado a dar tudo o que queremos -, do que pela adoração a Deus, que é a âncora para nos despertarmos dos enganos deste mundo - sistema social dominado pelo diabo, e não o planeta Terra.

Não me esqueci de Jefté e do seu voto, pois tudo o que leu até aqui foi baseado na vida dele. Quer saber como?
Pois bem: Leiam o capítulo 11 inteiro de Juízes e confirmem/comparem com o que acabaram de ler... Leia também a minha anterior reflexão:
O Estranho caso de Jefté e a sua filha


Que Deus abençoe a todos,

Evangelista Erick Caetano

1 comentário: