terça-feira, 29 de novembro de 2011

"Se Deus existe, porque razão existe fome, guerra, crianças violentadas, (...)?


Como responder às pessoas que nos fazem essa questão?

A Fome:
“E havia fome naquela terra; e desceu Abraão ao Egipto, para peregrinar ali, porquanto a fome era grande na terra.", Génesis 12:10. Havia fome naquela terra, por ser uma região semi-árida; as colheitas eram escassas, e as pastagens secavam impedindo a alimentação dos animais. E nos dias de hoje vemos muitos países vivendo essa escassez. Por que  é que há fome? Culpa de Deus? Claro que não! Veja o que diz em Provérbios 14:34,A justiça exalta os povos, mas o pecado é a vergonha das nações.”. Podemos claramente entender que é esta a justiça que precisa de ser real e social e não estar somente no papel, mas o que está imperando é a ganância, a corrupção e a arrogância, e assim deixando de agir com justiça, ou seja, o não compromisso em preservação dos direitos em sua forma legal. Isso tudo é consequências do pecado, e nada mais é que satisfação da suas vontades. “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e vós de duplo ânimo purificai os corações. Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.", Tiago 4:8-10.

A Guerra:
“De onde vêm às guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?", Tiago 4:1. As guerras ocorrem pelo prazer moral e esses prazeres levam ao homem a falta de ética, e a ganância imoral de ter o poder, de possuir sem escrúpulos, mesmo que isso tenha que haver mortes. Podemos concluir que a inveja e a cobiça levam às guerras.

A Violência:
“Então disse Deus a Noé: O fim de toda carne é chegado perante mim; porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os destruirei juntamente com a terra.", Génesis 6:13. Deus destruiu a terra por causa da maldade e a violência que imperavam. Será que essas violências não seriam a mesmas de hoje?  Em Génesis 6:5 diz que “…a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente." E não tem sido assim nós dias de hoje: promiscuidade, prostituição, desafeto, abortos, crianças sendo bruscamente violentadas, iniqüidade, malícia, avareza, inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade? Deus não poderia hoje acabar com isso, destruindo a terra? Poderia sim, mais porque ele não faz? Porque ele fez uma aliança com Noé dizendo: E eu convosco estabeleço a minha aliança, que não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio, e que não haverá mais dilúvio, para destruir a terra.”, Génesis 9:11, e novamente a maldade e a violência tem sido marca registada de geração em geração. Deus é um Deus de amor e deu a humanidade mais uma oportunidade de se arrepender das suas maldades, entregando, seu filho amado para sacrifício pelos pecados da humanidade. Pergunto: a humanidade tem aceitado esse sacrifício pago por Jesus? (sela). Portanto a maldade que acomete a raça humana é fruto da desobediência a Deus.  Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. “Portanto se estamos em Cristo somos novas criaturas e as coisas velhas que antes praticávamos.”, II Coríntios 5:17, hoje mediante ao temor a Deus a sua palavra, a fé, e a obediência a ele não devemos mais praticar.

Deus é soberano, sua sabedoria está além da compreensão humana. Nunca será possível ao homem decifrar todos os seus designos. “ As coisas encobertas pertencem ao  Senhor nosso Deus ,porém as reveladas nos pertencem a nós  e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei, Deuteronómio 29:28.


Márcia Paes

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O que Jesus faria?



Quantas vezes, queridos irmãos, temos que tomar decisões e não sabemos aquilo que devemos fazer? Quantas vezes temos que escolher entre dois caminhos e pedimos opiniões aos outros?

Por vezes, dizem-nos que a nossa resposta está no nosso coração, ou que devemos ouvir a voz do nosso coração, estará isso certo?
“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas acções.", Jeremias 17:9-10, o nosso coração indica-nos muitas vezes os nossos medos, os nossos desejos e não a vontade de Deus, ou seja, o caminho certo.

Mas se em cada decisão pensarmos na seguinte pergunta: o que Jesus faria se estivesse no meu lugar?
Certamente agiríamos sempre sem medo de errar e tudo se tornaria mais claro, não para sermos iguais a Jesus mas para vivermos como ele viveu. “Estai em Mim e Eu em vós.”, João 14:4.

Não quer isso dizer que não sofreremos e que por isso as nossas decisões vão ser fáceis de tomar, quer dizer apenas que podemos partilhar em oração o nosso peso com Ele, pedindo-Lhe ajuda  e sabedoria para tomarmos as nossas decisões. "Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa, homem vacilante que é, e inconstante em todos os seus caminhos.” , Tiago 1:5-8.

Como Cristãos não podemos cruzar os braços e aceitar apenas as contrariedades da vida porque nós acreditamos num só Deus que disse: “e tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis.”, Mateus 21:22. Obviamente que Ele, como nosso Pai, nós dará o melhor , mesmo que esse melhor não seja aquilo que aparentemente desejamos. Muitas vezes não compreendemos que é o melhor para nós mas se confiarmos plenamente Nele, saberemos aceitar a vontade de Deus e mais tarde iremos dar-Lhe razão. 

Somos nós que fazemos o nosso próprio caminho e também ele é  feito de escolhas. Reparem, até em pequenos gestos como ver um determinado canal de TV, ver um filme, sair com um amigo, ..., a pergunta mantém-se: O que Jesus Faria? "Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho, a fim de que ele seja o primogénito entre muitos irmãos.", Romanos 8:2, porque para segui-Lo decidimos dar-nos completamente a Ele, para que assumisse o comando das nossas vidas. "E não somente fizeram como nós esperávamos, mas também deram-se a si mesmos primeiro ao Senhor, depois a nós, pela vontade de Deus.”, II aos Coríntios 8:5.

“E, chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perde-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.”, Marcos 8:34-35.

Se de facto a nossa vida já não nos pertence as nossas decisões também não.

Geoconda Teca