quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Seguidor de Cristo ou de Jefté?




É incrível como o mundo de hoje, evolui tão rapidamente em quase todos os sectores - ciências exactas, humanas e biológicas. O avanço da ciência e da tecnologia do século XXI, tenta, de todas as formas possíveis, reduzir o trabalho físico e aumentar o trabalho mental. “E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará.” Daniel 12:4, tanto que hoje em dia é um facto o conceito de que “a mente vence músculos”.

Para termos uma noção, quem trabalha sentado o dia todo produzindo apenas com sua mente, ganha sempre mais do que as pessoas que, por vários motivos, necessitam do trabalho braçal - um engenheiro civil, um pedreiro, por exemplo.
 

Tudo é novidade para a sociedade actual e tudo se torna mais “rápido” e mais “fácil” de se fazer - controles remotos, telemóveis, notebooks, pagers, censores sem fio, são alguns exemplos. Com isso, as pessoas acomodam-se cada vez mais, deixando de queimar calorias e passando a queimar apenas os seus neurónios.

Parece que ninguém percebe que tudo isso leva a humanidade à fraqueza da mente, E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”, Romanos 12:2, o que consequentemente resulta em depressões, angustias e stress. É tudo o que Satanás precisa para prejudicar o Homem, pois ele trabalha com a/na nossa mente.

E porquê? Porque é através da mente que também adquirimos a salvação, a paz, o discernimento do Espírito Santo e a direcção para a vontade de Deus, “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis", Romanos 8:26.

Satanás impregna-nos as mentes através da ciência e da tecnologia, para que todos fiquem frágeis e caiam nas suas seduções e tentações. É por isso que, quando se fala na Bíblia sagrada, a santa Palavra de Deus, tudo fica cansativo e embaralhado, pois a mente ou já está cauterizada, ou seduzida, ou fragilizada, ou focada apenas nas coisas materiais; e isso faz com que haja divergências doutrinárias e inúmeras incontáveis interpretações da Bíblia, sendo que a hermenêutica -
ciência da interpretação, característica única da Bíblia - se interpreta a si mesma. Pois mesmo escrita por mãos de homens, estes foram inspirados pelo Espírito Santo e é Este que nos guia até à soberana vontade de Deus.

Devemos saber que a Bíblia não foi deixada para ser debatida, ou para criações de teses, na maioria das vezes sem fundamento para a nossa edificação espiritual.
 

Hoje, a fragilidade da mente humana deixa as pessoas vulneráveis a enganos até mesmo fúteis, muitas pegam em passagens e textos isolados da Bíblia e criam teses, em vez de obter conhecimento da verdade através de Cristo, nosso Senhor. Está escrito: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”, João 8.32.

Libertar do quê? DO PECADO. Que verdade? O conhecimento das marcas do carácter de Deus - JUSTIÇA, AMOR, VERDADE e SANTIDADE.

A integração destas marcas na nossa vida, a renúncia do velho Homem e a aceitação a Cristo Jesus como Salvador e Senhor, dá-se através do Espírito Santo que se manifesta quando nos interessamos verdadeiramente na realidade, na verdade, e não em fantasias e heresias, como doutrinas de prosperidade, dogmas, liturgias, rituais, ..., e esse evangelho medíocre de triunfalismo que vemos por aí.

O ser humano vai à igreja mais por “amor” a sua própria vida - como se Deus fosse obrigado a dar tudo o que queremos -, do que pela adoração a Deus, que é a âncora para nos despertarmos dos enganos deste mundo - sistema social dominado pelo diabo, e não o planeta Terra.

Não me esqueci de Jefté e do seu voto, pois tudo o que leu até aqui foi baseado na vida dele. Quer saber como?
Pois bem: Leiam o capítulo 11 inteiro de Juízes e confirmem/comparem com o que acabaram de ler... Leia também a minha anterior reflexão:
O Estranho caso de Jefté e a sua filha


Que Deus abençoe a todos,

Evangelista Erick Caetano

O estranho caso de Jefté e a sua filha.




Jefté era um homem frustrado com um complexo de inferioridade. Mesmo sendo gerado por Gileade, era filho de uma prostituta, e os seus irmãos rejeitaram-no, fragilizando o seu coração - sentimento - e sua mente - intelecto.

Ele mudou-se para longe, fugindo daquilo que o afectara. Passado algum tempo ,os anciãos de Israel procuraram-no, para que ele fosse a cabeça na guerra contra os Amon itas.

Vamos entender algo importante aqui: Na introdução no capítulo 11 de Juízes, Jefté é descrito como “valente e valoroso”, ou seja, Deus já tinha um projecto especial para ele. E aí está um detalhe importante: Por causa da sua fragilidade, ele não se sentiu competente o suficiente para encabeçar o povo de Israel na guerra, v. 7, 8 e 9.
A sua mente estava confusa, não conseguia observar a situação com olhos espirituais. 

Devemos saber que ninguém vem a esta terra por acaso, todos nós temos uma missão no coração de Deus, projectado desde o ventre da nossa mãe. O propósito de Deus para Jefté era colocá-lo por cabeça, exaltá-lo, torná-lo juiz sobre Israel. Mas ele aceitou por tanto tempo ser um derrotado que, quando Deus apresentou-lhe o seu propósito, não estava preparado para tamanha bênção e responsabilidade. Quantas pessoas não estão assim hoje em dia?

A dúvida de Jefté era tanta, que ao sair para a guerra, fez um voto “totalmente desnecessário”, pois já era o projecto de Deus a derrota dos seus inimigos. Ler versículos 21-29. 

Vamos então ao ponto mais interessante nesse assunto ao que se refere a nós nos dias de hoje:
  1. Esta história não tem edificação para a nossa alma, apenas nos dá uma lição de moral.
  2. O que está no Velho Testamento, só serve de compêndio doutrinário se tiver referência no Novo Testamento. Exemplo: Dízimo, amor e guardar os mandamentos, ou seja, o Novo Testamento é a nova aliança que Deus fez com o Homem através de Jesus. Portanto, devemos seguir na íntegra apenas o novo testamento. Doutrinas, regras de fé e comportamento, e tantos outros assuntos que estão no velho testamento, não devem ser seguidas, a não ser que tenha referência no novo testamento.
  3. Antes de Cristo vir a esta terra, era o que conhecemos “olho por olho e dente por dente”. Pecou – que morra apedrejado. Blasfemou – que seja engolido pela terra. Desonrou a Deus – que caia fogo e enxofre do céu para consumir.
E há quem diga que a filha única de Jefté não foi sacrificada pois Deus não aceitaria sacrifício humano. Ora, Jefté abriu a sua boca, pagou por isso! Deus não castigou Jefté. Ele mesmo se "auto castigou" por causa do voto que fez Ah... Mas Deus não é amor? Sim. Ele é. Mas nem por isso devemos tratá-lo como um ventrículo que serve apenas para fazer a nossa vontade.
O amor de Deus é tão grande que ele nos deu o livre arbítrio pois o amor gera justiça, e não seria justo nós não termos o livre arbítrio com tamanho amor que ele tem. Deus não quer que ninguém o sirva obrigatoriamente, mas sim, com amor assim como ele.

Jefté voltou. Usou seu livre arbítrio. E para que justiça seja feita teve que cumprir seu voto, e assim o fez.  A  própria filha de Jefté  pediu para ficar por dois meses para chorar o facto de que ela iria morrer virgem(provavelmente ela talvez não tivesse ainda idade suficiente para conhecer um varão) como diz o próprio texto bíblico - "ela não conheceu varão" (versículo 39) pois morreria antes. 4º Versículo 31 - "oferecerei em HOLOCAUSTO (Sacrifício de Morte). Ele fez um voto e no versículo 35 ele deixa claro.
Ainda no versículo 35 Jefté diz a sua filha: muito me abateste, e és dentre os que me turvam... mais uma prova de que o seu voto foi de MATAR o que saísse de sua casa, e o texto diz ainda que ele rasgou as suas vestes, o que simbolizava naquela época muito desespero e indignação, pois a sua estupidez do voto, tirou dele o raciocínio de quem poderia sair de sua casa quando ele voltasse. 

O que será que ele pensou? Não sabemos, e se não está relatado nas escrituras, é porque não convém saber. Mas o que é facto é facto. 
A FILHA DE JEFTÉ FOI ENTREGUE EM HOLOCAUSTO, FOI "MORTA".

Ah... Mas Deus não salvou Isaque? Bem, Abraão não fez nenhum voto, pelo contrário obedeceu a ordem dada pelo próprio Deus. É a grande diferença entre Abraão e Jefté. Ao contrário de Jefte, Abraão conhecia o propósito que Deus tinha com ele. Deus havia lhe prometido uma grande geração através de Isaque, e agora o pedira em sacrifício. Abraão estava sendo provado, e como obedeceu, foi aprovado.

A lição da história de Jefté nos traz, é que não devemos falar o que pensamos. Tudo o que plantamos colheremos. É lei. Eclesiastes 5:4-5, “Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. O que votares, paga-o. Melhor é que não votes do que votares e nao pagares.”

Que não sejamos como Jefté, que duvidou da potente mão de Deus, e transformou sua vitória em derrota!

Quanto ao voto e sacrifício, é claro que foi cumprido, e claro que Deus aceitou. Se não Deus poderia inverter a situação, fazendo com que ele perdesse a guerra, ou que quando chegasse em casa saísse qualquer outra coisa menos a sua filha. 

Não se deve brincar com Deus. Pensemos nisso seriamente, para que Deus tenha liberdade de trabalhar em nossas vidas segundo a sua vontade; lembrando que as bênçãos do senhor não acrescentam dores. Provérbios 10:22. E quanto a sua vontade, está escrito: “Eu bem sei os pensamentos de vós. Pensamentos de bem e não de mal, para vos dar o fim que esperais.”, Jeremias 29.11.

Que através desta mensagem Deus possa falar em nossos corações, para que não erremos, mas para que as promessas de Deus sejam cumpridas em nossas vidas sem nenhum sofrimento.

Que Deus abençoe a todos,

Evangelista Erick Caetano

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Carta ao Coração





Querido coração,

Tenho uma enorme consideração por  ti, por isso hoje resolvi escrever-te uma carta, pois sinto-me em falta para contigo. Tenho vivido os últimos tempos em grande tensão devido a diversos acontecimentos.

A verdade é que desde que me converti ao Senhor… sim, é verdade, finalmente quis aceitar a proposta Dele e descobri que tu és enganoso! Posso provar-te que o és! Em Jeremias 17:9 diz Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?".

Tenho que admitir que fiquei muito zangada contigo e com o mundo que sempre me incentivou a ouvir-te com a celebre frase “ouve o teu coração” e jamais em tempo algum pensei que esta frase fosse uma enorme fraude.

É verdade que és o motor para tudo e reconheço que foi necessária a palavra de Deus tocar-te para me fazeres despertar, mas o problema por vezes é que tu queres “N” coisas ao mesmo tempo e transformas todo numa enorme confusão colocando todo a perder . “Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte.” Provérbios 16:25
Mas calma porque descobri também a solução para o nosso problema! E relaxa porque não cortar relações contigo “O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria, será salvo.”, Provérbios 28:26

Mas já não somos só nos os dois mas sim nós os três (Eu, tu e Deus) e Deus é que comanda o “barco”, isto é, todas as minhas decisões ainda passam por ti mas quem dará a ultima palavra será Deus e muitas vezes as suas decisões não vão ao encontro do que eu quero e do que tu queres  “Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do SENHOR permanecerá.” Provérbios 19.21 isto porque Deus tem duas personalidades: Ora ele nos esmaga com as nossas culpas e ora nos liberta com o seu amor, parece louco? Mas
funciona!

Mas quanto a ti meu velho amigo ontem li uma frase sobre ti que me emocionou e dizia: “Confio no teu amor, meu coração, confio que irás dividir este amor com quem merece e necessita”. Por isso espero que o meu caminho seja o teu  caminho e que caminhemos juntos  em direcção ao caminho estreito que nós levará ao reino dos céus.

Mas faço-te um grande pedido: que confies em mim porque entreguei a minha vida ao Senhor e ele prometeu –me que o Espírito santo nos guiará,

Só temos que ter fé para suportar todas as provações que ai vêem, contudo se estivermos unidos tudo será mais fácil.


Aguardo a tua resposta,

Geoconda Teca

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

II - Namoro Cristão



Todos os jovens querem namorar mas quais são os princípios de Deus quanto a um namoro cristão? Como se devem comportar, agir e continuar um namoro para se ter as bênçãos de Deus?

O namoro cristão é uma preparação. É um período extremamente importante na vida de dois jovens cristãos e de muitas responsabilidades. Representa um período de transição entre dois jovens ou adultos, um homem e uma mulher, crentes no Senhor Jesus Cristo, sendo que ambos devem ter um bom nível de maturidade. Ambos mantêm um bom ritmo de comunicação, sendo através deste relacionamento orientados e preparados por Deus para um futuro casamento. O namoro cristão deve visar sempre o casamento. Um namoro que não tem como alvo um futuro casamento, nem sequer deve ser iniciado. Embora o desejo mútuo seja tornarem-se íntimos no seu relacionamento, isso não implica haver liberdade no aspecto físico e muito menos liberdade sexual entre o casal de namorados. A relação sexual está destinada a ser desfrutada apenas entre pessoas devidamente casadas - Hebreus 13:4, Gênesis 2:24, Cantares de Salomão 4:12, I aos Tessalonicenses 4:3-5, Aos Colossenses 3:5-6, I aos Coríntios 6:15-20, I Timóteo 5:22, II Timóteo 2:22. Este é um período de conhecimento mútuo, conhecimento da alma, do coração, nunca do físico um do outro. O aspecto físico está destinado para depois do casamento. Portanto, exige disciplina própria e vigilância constante. É um tempo onde se obtém oportunidade de duas personalidades diferentes se harmonizarem, conhecerem-se um ao outro. Comunhão espiritual é o factor primordial. Lembre-se que, quanto mais próximo cada um estiver de Deus, mais próximo estarão um do outro. Este período também serve para confirmar a perfeita vontade de Deus para a vida de ambos. O padrão de Deus para um namoro bem sucedido:

  1. Espiritual – forte. Deus está sempre em primeiro lugar, nunca o seu namorado (a);
  2. Vontade, emoções e mente dentro do plano de Deus;
  3. Corpo (físico) – sob controle.
Quando um namoro está fora do padrão de Deus, o que acontece é justamente o contrário:
  1. Espiritual – fraco. A sensibilidade espiritual está cauterizada;
  2. Emoções, vontade e mente – descontrolada;
  3. Físico – sensual.

Portanto, fora do padrão de Deus conclui-se que o lado espiritual fica cauterizado; a mente, a vontade e as emoções raciocinam de forma sensual e o físico fica corrupto. Uma pergunta séria a pensar: A vontade de Deus é mais importante que do seu namoro? Como começar um Namoro Cristão? Alguns aspectos são importantes para um começo no namoro cristão. Geralmente não se estabelece uma idade certa para alguém namorar, antigamente era costume, hoje com o decorrer dos tempos e uma mudança na cultura não se faz mais tal coisa. Porém, ainda assim, existem pais que estabelecem uma determinada idade para que os seus filhos venham a poder namorar. Eu creio que isso é benéfico e sábio por parte dos pais, mas não uma exigência.

Como continuar um Namoro Cristão?

  1. O interesse deve estar voltado para a personalidade da pessoa, para a parte imaterial. É importante que isso esteja bem claro na mente dos namorados;
  2. O interesse deve ser estabelecido na parte espiritual da pessoa, não no seu corpo físico, não no dinheiro que o outro possui, não no carro, na casa, etc. A parte espiritual é a mais importante sobre todas. Mais uma vez: quanto mais próximos estiverem de Deus, mais próximos estarão um do outro. O contrário também é verdadeiro: quanto mais longe estiverem de Deus, mais longe ficarão um do outro;
  3. Reconheça que cada cristão é chamado de propriedade particular, pessoal, peculiar de Deus - I Pedro 2:9. O namorado que não respeita tal facto está a desrespeitar os princípios de Deus e o próprio Deus, bem como a pessoa, a sua família, a Palavra de Deus e o futuro casamento;
  4. Evitar contacto físico exagerado. Todos os namorados gostam de receber um carinho, beijos e abraços. Porém, deve-se parar por aqui. Procure a todo custo evitar continuar com avanços físicos, como tocar noutras partes do corpo, por exemplo. Isso pode provocar desejos sexuais que não podem ser satisfeitos devidamente antes do casamento - I aos Tessalonicenses 4:3-8; I aos Coríntios 7;
  5. Existem condições onde a frequência de visitas deve ser limitada. Isso exige paciência de ambas as partes. Algumas vezes a saúde, doença, serviço militar, estudos, trabalhos, deveres pessoais impedem que estejam juntos. Sejam pacientes nessas horas;
  6. Cautela com o modo de vestir, cautela com a sua conversa, cautela com o seu comportamento e mesmo com os gestos. Lembre-se de semear um ambiente agradável em que vale a pena estarem juntos;
  7. Evitar ficar sozinhos em ambientes fechados e por muito tempo. Procure estar em actividades com outros jovens, ou seja, procure envolver seus amigos nas suas actividades.
Qual é o perigo de acariciar?
  1. Mata a espiritualidade dos namorados;
  2. Pode fazer com que fiquem cegos no que diz respeito aos verdadeiros valores, às virtudes de cada um;
  3. Pode fazer com que baixem os padrões da moralidade;
  4. Pode conduzir à realização do acto sexual não permitido por Deus antes do casamento;
  5. Essa realização pode vir a contrair doenças;
  6. Pode conduzir à depravação e destituição da dignidade;
  7. Pode conduzir ao desenvolvimento de um desejo de satisfação não natural;
  8. Pode causar frustração e nervosidade;
  9. Pode conduzir a um casamento errado, com a pessoa errada;
  10. Pode conduzir ao desrespeito mútuo.
Conselhos Práticos:
  1. Nunca se case com alguém que não seja cristão - II aos Coríntios 6:14-18, Amós 3:3;
  2. Ore sempre para que seja feita a vontade de Deus e não a nossa, pois Ele saberá qual a melhor escolha para nós -  Salmos 37:5, Provérbios 3:6;
  3. Evite casar-se sob pressão - Romanos 12:1-2. Não se case pensando que a sua vida se irá endireitar depois do casamento. Não se case com alguém pelo qual não tenha respeito;
  4. Não se case cedo demais ou de repente - Tiago 1:4-5. Procure ver na sua relação com Deus, os hábitos da pessoa, os pais, o modo de vida;
  5. Não se case tendo uma perspectiva errada do sexo - Gálatas 5:16-25. Algumas pessoas casam-se para desfrutar do sexo, mas o casamento não é apenas sexo, muito mais está envolvido nessa união;
  6. O casamento é um compromisso para sempre, ou seja, "até que a morte os separe"  - Gênesis 2:24, Romanos 7:1-3, Mateus 19:6.

Deus vos abençoe!
Edna Caetano

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

ANULA-TE



Ser cristão é viver e orar verdadeiramente, é anular-se a si mesmo, é esquecer por completo  o "eu" para conseguir ouvir a voz de Deus: “Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.” , Lucas 14:33.

É preciso anular do coração do Homem tudo aquilo que o afasta de Deus.
Mamon é o ídolo, de muitos, o amor ao dinheiro, o desejo de riqueza é a corrente que os prende a Satanás. Jesus afirmou que não era possível servir simultaneamente a Deus e a Mamon. Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há-de odiar um e amar o outro, ou se há-de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. "Lucas 16:13.

É preciso prepararmos o nosso lugar, pois na terra prometida não entrará maldade, “Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idolatras, e todo o que ama e pratica a mentira.”, Apocalipse 22:15. Só entrarão os que estão inscritos no livro da vida. E não entrará nela coisa alguma impura, nem o que pratica abominação ou mentira; mas somente os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.”, Apocalipse 21:27.

O cristão é a luz que brilha em toda a parte, neste sentido os seguidores de Jesus Cristo devem seguir correctamente os ensinamentos da sagrada escritura, “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;” Apocalipse 22:18. A Bíblia Sagrada é o nosso guia de defesa, é inspirada por Deus a ensinar, corrigir e educar cada um de nós a fim de quem serve a Deus, seja perfeito e esteja sempre pronto para fazer o bem, “...santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós...", I Pedro 3:15.

Este é o mesmo livro que nos condena se não seguirmos o que nele está escrito: Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.” Apocalipse 3:3, mas Deus sabe que nós somos pecadores e que erramos várias vezes. Ele está pronto a perdoar e a dar-nos mais oportunidades se mostrarmos o verdadeiro arrependimento. Devemos, contudo, aproveitar esses erros pois Paulo usou uma linguagem que deve chamar a nossa atenção, quando disse a Timóteo: "Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra." II Timóteo 2:21.

"Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória, Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém" Judas 24-25

Paulina Makiesse

Jogar para ganhar dinheiro é pecado?



Boa tarde queridos irmãos, na Doce Paz do Senhor Jesus!

Jogar para ganhar dinheiro...

Quando se fala em "jogos" compreendemos aqui a compra de bilhetes de lotearia, bilhetes instantâneos, electrónicos, ou em máquinas, jogos de cartas, dados ou dominó por dinheiro, jogos de casino, apostas em eventos desportivos como "jogo do bicho", corridas de cavalos ou outros animais, e muitas outras actividades. Arriscar o seu dinheiro, ou bens, com a esperança de ganhar mais do que está a arriscar também é jogo de azar.

A Bíblia não menciona directamente a participação em jogos de azar mas nós podemos perfeitamente aplicar alguns princípios bíblicos a esse tipo de actividade:

A soberania de Deus sobre a vida, “Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.”, Mateus 10:29-30. Participar em jogos de azar é tentar a sorte para conseguir benefícios, ao invés de confiar na provisão de Deus. É um insulto a Deus.

O trabalho deve ser a fonte de sustento do cristão, Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tem necessidade.”, Efésios 4:28. O cristão deve trabalhar para que também tenha o que repartir com quem tenha necessidades. Participar em jogos de azar é uma atitude de querer algo sem pagar nada ou muito pouco e a Bíblia ensina que: “Ninguém pode servir a Deus e ao dinheiro.” , Mateus 6:24-25.
Os jogos de azar promovem o materialismo, ganância e o egoísmo. Os jogos de azar caracterizam essa cobiça e não podemos cobiçar o que pertence ao próximo - Êxodo 20:17.

Uma das bases da ética cristã é o trabalho, tanto para a obra de Deus como para o sustento do próprio crente, “E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor, e não aos homens, sabendo que do Senhor recebereis como recompensa a herança; servi a Cristo, o Senhor.”, Colossenses 3:23-24 e II Tessalonicenses 3:7-10. Essa ética compreende o hábito de trabalho, prudência e economia nas despesas, apego à rotina, e um relacionamento claro entre esforço e recompensa. Quem participa em jogos de azar vai quebrar essa ética.

O crente deve cuidar dos seus e principalmente dos da sua família. Se não o fizer, ele terá negado a sua fé e é pior do que o infiel, “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.”, I Timóteo 5:8. O jogo destrói famílias, sendo a maior causa da sua negligência pelos pais. O dinheiro gasto em jogos de azar frequentemente não é capital de risco, mas é a receita que deveria ser gasta nas necessidades da família. Os pais devem prover o sustento dos filhos, “Eis que pela terceira vez estou pronto a ir ter convosco, e não vos serei pesado, porque não busco o que é vosso, mas sim a vós; pois não são os filhos que devem entesourar para os pais, mas os pais para os filhos.”, II Coríntios 12:14, e comer o pão do seu trabalho, II Tessalonicenses 3:12.
A liberdade do cristão não deve ser de alguma maneira escândalo para os fracos, “Ora a comida não nos faz agradáveis a Deus, porque, se comemos, nada temos de mais e, se não comemos, nada nos falta. Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos.”, I Coríntios 8:8-9. Embora um cristão se sinta seguro de si próprio, a sua participação em jogos de azar pode estimular outro, mais fraco, a fazer o mesmo e eventualmente arruinar a sua vida. Este, deve abster-se de toda a aparência do mal, “Abstende-vos de toda a aparência do mal.”I Tessalonicenses 5:22.

Participar em jogos de azar leva muitos ao vício do jogo, a consequências trágicas para o viciado e respectiva família. Pois, tal como o álcool e as drogas, conduz à violência familiar, maltrato das crianças, falência financeira, divórcio, suicídio. Por isso, o cristão deve distanciar-se dos jogos de azar para que não seja influência para outros, de modo a que sigam também esse caminho, mesmo que ele próprio se sinta seguro.

Muitos questionam sobre o "Baralho".

Jogar Baralho é pecado?
Jogar é um passatempo?

Na verdade, tal prática acaba por ser um passatempo, mas não podemos considera-la como um passatempo saudável para um verdadeiro cristão. O jogo vicia. A pessoa torna-se escrava dele. Uma observação importante são as conversas que surgem  enquanto as pessoas jogam. Conversas tolas, muitas delas conversas ímpias, mexericos, bisbilhotices. É prejudicial. Para além das mentiras que há no jogo, do bluff, a disputa .. perde-se muito tempo com isso. Tempo que deveria ser usado para ler a Bíblia, pregar o Evangelho, orar, conversar com a família, etc. Como já disse acima, no jogo há cobiça, vontade de vencer e a Bíblia contraria:

"Então a cobiça, depois de haver concebido, dá luz ao pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.",
Tiago 1:15.

 
Vejam o caso da cartomancia, as adivinhações são feitas através de baralhos.

As ciganas prevêem o futuro através das cartas.
 

Fruto de uma pesquisa, a origem do baralho:
"Observem uma das possíveis origens do baralho. Se por um lado não há consenso a respeito destas datas, por outro lado não há muita dúvida sobre o passado religioso ou adivinhatório das cartas. O baralho comum utilizado para jogos como canastra, bridge, buraco, truco e tantos outros, presta-se também à prática divinatória, conhecida como cartomancia." Portanto, as cartas de baralho são instrumentos usados pelo diabo para o trabalho de adivinhação.
Enquanto se joga, as pessoas estão constantemente a tentar adivinhar o jogo do parceiro; derrubar o adversário de qualquer modo, ainda que com a mentira, o embuste, o bluff, a dissimulação.
Tudo isso faz parte da "doutrina mundana", na qual o Cristão não se deve inserir. Ou seja, é preferível o Cristão nem sequer aprender a jogar, pois para aprender terá de recorrer aos ensinamentos do ímpio, quando os únicos ensinamentos que o Cristão deve seguir, são os das sagradas escrituras. A Bíblia adverte:

“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?”, II aos Coríntios 6:1.

“As cartas foram criadas no ano de 1392, para uso pessoal do rei Carlos de França, quando este sofria de debilidade mental. O criador das cartas era um homem degenerado e mau, que escarnecia de Deus e de seus mandamentos. Para sua criação maligna ,ele escolheu figuras bíblicas: o rei representa o Diabo, a dama representa Maria, mãe de Jesus. Assim, de modo blasfemo, fez de nosso Senhor Jesus Cristo um filho de Satanás com Maria. Copas e ases representam o sangue de Jesus, o valete o próprio Senhor. Paus e outros símbolos representam a perseguição e destruição de todos os santos. Seu desprezo pelos Dez Mandamentos foi expresso pelo número dez das suas cartas. Quem conhece esta origem diabólica do jogo de cartas, compreende também as consequências diabólicas. Nenhum jogador de cartas lembra da realidade do Diabo e dos demónios, que estão no fundo desse jogo”.
Não tenho dúvida de que o jogo de baralho e a respectiva escravidão que ele produz fazem parte das “obras da carne”.

“Mas os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.”  , Aos Gálatas 5:24.


Com muito carinho, despeço-me com a Paz do Senhor Jesus! Muito obrigada... Deus vos abençoe grandemente. Um abraço fraterno,


Edna Caetano

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Casar para não viver abrasado: no civil ou na igreja?



“Quanto ao que me escrevestes, é bom que o homem não toque em mulher; mas, por causa da impureza, cada um tenha a sua própria esposa, e cada uma, o seu próprio marido. [...] Caso, porém, não se dominem, que se casem; porque é melhor casar do que viver abrasado.”, I aos Coríntios 7:1-9.

“Casar para não viver abrasado”, até aqui todos nós concordamos, mas a grande questão é:

Devo casar no civil, na igreja ou, por outro lado, o casamento para Deus pode ser no civil, na igreja, ou até mesmo na praia onde as testemunhas são o céu e o mar?

Embora para a grande maioria dos irmãos esta questão seja simples, a verdade é que as opiniões dividem-se.

Se pensarmos no primeiro casal, Adão e Eva, a primeira questão que nos ocorre é: Eles casaram-se?
Deus disse:“Sede fecundos e tornai-vos muitos, e enchei a terra, e sujeitai-a.”, Génesis 1:28. Assim, podemos concluir que Deus consentiu aquela relação. Ao consentir, presumimos que os casou, abençoando-os.
Deus criou Eva com um propósito, “E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.”, Génesis 2:18. Assim, Ele determina a relação entre o homem e a mulher e o seu propósito juntos, “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.”, Génesis 2:24.

Eis um exemplo do casamento pelo consentimento dos pais:
No Novo testamento podemos ler novamente: “…e que ordenou: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á à sua mulher; e serão os dois uma só carne? Assim já não são mais dois, mas uma só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem.”, Mateus 19:6.

Encontramos várias vezes a questão do homem e da mulher unirem-se/apegarem-se e de se tornarem numa só carne, num só ser, não encontramos especificamente a questão do casamento concebido por um pastor, ou bispo, ou padre.
“Subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, dizendo: Vi uma mulher em Timnate, das filhas dos filisteus; agora pois, tomai-ma por mulher.”, Juízes 14:2. Sansão declara aos seus pais que está interessado em Dalila.
Seguidamente, Sansão dirige-se a casa de Dalila para casar, “Passado algum tempo, Sansão voltou para recebê-la;”, Juízes 12:8, mais tarde seu pai dirigiu-se a casa dela para celebrarem o casamento, Desceu, pois, seu pai à casa da mulher; e Sansão fez ali um banquete, porque assim os mancebos costumavam fazer.", Juízes 14:10.

No entanto, analisemos o casamento de Tobias e de Sara:
A se­­guir, Raguel chamou Sara, sua filha. Quando ela se apro­ximou, tomou-lhe a mão e entregou-a a To­bias, dizendo: «Leva-a con­for­me a Lei de Moisés, a qual manda que te seja dada por esposa. Toma-a, pois, e leva-a alegremente, para a casa de teu pai. Que o Deus do céu vos guie em paz!» Chamou depois a mãe, man­­dou trazer uma tabui­nha e es­cre­­veu o contrato matrimonial, decla­­rando que dava Sara por es­posa a Tobias, con­forme a sentença da Lei de Moi­sés, e selou-o. Foi então que come­ça­ram a comer e a beber.”, Tobias 7:13-15.

Como vimos este casamento realizou-se com duas bases:

O consentimento de Raguel, mãe de Sara;
A celebração do casamento, segundo a lei de Moisés, escrevendo um contrato matrimonial.

Podemos concluir que o casamento é a união entre duas pessoas de sexos opostos com o consentimento de Deus.
Este é o casamento aceite por Deus, seja através de um pastor, seja através dos pais, ou mesmo através de uma oração sincera e consciente do casal dirigida a Deus. O mais importante é que ambos tenham a consciência do que é o casamento no plano divino.

O casamento no civil também é importante, a nível legal, devemos respeitar a lei, Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.”, Mateus 22:21.

O casamento no civil não é mais importante do que o casamento do Senhor, pois o casamento no civil é para satisfação da sociedade, enquanto que o de Deus é para Sua satisfação e para a nossa bênção, ainda que se realize com apenas uma oração sincera, pois o importante é a estabelecer a relação eterna entre o CASAL E DEUS. Este sim, é o casamento mais importante.


Geoconda Teca