terça-feira, 27 de março de 2012

Conhecedores da Lei





Desde criança que todos nós já julgamos o nosso próximo, falando mal dele nas suas costas, torcendo dele pela frente, ou especulando mentalmente sobre ele de modo a que não cheguemos a lidar com essa pessoa sequer. Muitos dos que o fazem, são ímpios, desconhecedores da lei, para nossa tristeza. Outros tantos são conhecedores da lei, o que entristece ainda mais o nosso Pai.

No entanto, há sempre pessoas que, apesar de nunca terem ouvido falar de Deus, pouco ou nada sabem sobre a Sua palavra, têm dentro de si o espírito acolhedor e alegre assim que vêem um desconhecido a aproximar-se de si.
Esse espírito puro faz-me imaginá-las como cidadãs de lugares igualmente puros e bonitos tal como as suas humildes atitudes. Vales verdes, entre grandes montanhas, com riachos cristalinos e abundantes terras com todo o seu cultivo. Entre roupas estendidas, correm crianças em direcção aos gados dos seus pais e avós. E todos eles, nunca tiveram oportunidade de ler as Sagradas Escrituras, mas ouvem a voz do nosso Pai, respiram a Sua pureza, vivem Nela, sentem-Na cada vez que saem das suas casas. A cada um deles pertence o Espírito Santo.

Quanto aos conhecedores da lei, muitos questionam-se se aquilo que ouvem é realmente a Verdade. Porque… Há tantas religiões, tantas igrejas, tantos pregadores… por que é que aquela pessoa teve a sorte de nascer e crescer exactamente no sítio perfeito para seguir a Deus? Porquê ela e não outra pessoa qualquer? Quão especial ela é?

Nota: todos nós somos especiais para Deus e Ele não abandona nenhum dos seus filhos. - Provérbios 22:2 “O rico e o pobre se encontraram: a todos os fez o Senhor.” E, para cada um deles, tem um método diferente de se aproximar. Mantê-lo perto, só depende de cada um de nós. Como é que sabemos que é Ele? Olha para dentro de ti. Se gostares do que vês, se o teu coração te tranquilizar e a tua imagem é honrada, é porque é Ele quem aí está. - João 14:27 “Deixo-vos a paz, a minha paz vos a dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.”

Esse pensamento faz com que duvide do que ouve. Fá-la procurar a Verdade noutro lugar. Fá-la perder tempo. Pois quanto mais tempo demorar a procurar o que sempre lhe foi dado, mais tarde ela aceitará a Verdade, mais tarde ela se converterá, mais tarde ela se irá baptizar, mais tarde tudo. Paralelamente a essa procura há uma vida mundana a afasta-la cada vez mais de Deus.

Nenhum sítio é perfeito, nenhuma igreja, nenhuma religião, nenhum pregador, nada. A não ser a Palavra de Deus transmitida através da Bíblia e as Suas criações, com excepção ao Homem que se corrompeu.

Todas as igrejas, religiões, desde que sigam a Bíblia, têm o mesmo Deus, acreditam no mesmo Jesus. Todas elas têm pontos fracos e pontos fortes. Portanto, é escusado questionarem-se acerca da sorte que têm nas vossas vidas em terem nascido e crescido aqui ou acolá porque isso só vos irá fazer tardar a vossa aceitação a Cristo. O mais adequado é procurarem a Verdade na Bíblia e porem-na em prática nas vossas vidas.

É triste ver que quem tem o privilégio de ouvir a Palavra de Deus desde pequenino é quem menos aproveita essa dádiva. Por outro lado, é lindíssimo ver que não é preciso ter conhecimento Dela para que muitas almas sejam salvas.

Em Romanos 2:1-16 podemos ler o que Paulo escreveu aos Romanos sobre o julgamento que fazemos ao nosso próximo e sobre as consequências que isso nos traz como conhecedores da lei. Paulo também faz referência aos não conhecedores da lei que, sem saberem, a trazem nos seus corações.

Quanto a quem prega nas igrejas e a todos aqueles que fazem questão de passar a Palavra, pois também é uma das nossas obrigações como cristãos, leiam também a continuação do capítulo 2, do versículo 17 ao 29, em que Paulo fala do exemplo que temos de dar para que possamos pregar, de modo a que o Nosso Deus não seja blasfemado.


Obrigada pela atenção irmãos,
Que a paz do Nosso Deus esteja com todos vós, hoje e sempre,
Amém!