sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Casar para não viver abrasado: no civil ou na igreja?



“Quanto ao que me escrevestes, é bom que o homem não toque em mulher; mas, por causa da impureza, cada um tenha a sua própria esposa, e cada uma, o seu próprio marido. [...] Caso, porém, não se dominem, que se casem; porque é melhor casar do que viver abrasado.”, I aos Coríntios 7:1-9.

“Casar para não viver abrasado”, até aqui todos nós concordamos, mas a grande questão é:

Devo casar no civil, na igreja ou, por outro lado, o casamento para Deus pode ser no civil, na igreja, ou até mesmo na praia onde as testemunhas são o céu e o mar?

Embora para a grande maioria dos irmãos esta questão seja simples, a verdade é que as opiniões dividem-se.

Se pensarmos no primeiro casal, Adão e Eva, a primeira questão que nos ocorre é: Eles casaram-se?
Deus disse:“Sede fecundos e tornai-vos muitos, e enchei a terra, e sujeitai-a.”, Génesis 1:28. Assim, podemos concluir que Deus consentiu aquela relação. Ao consentir, presumimos que os casou, abençoando-os.
Deus criou Eva com um propósito, “E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.”, Génesis 2:18. Assim, Ele determina a relação entre o homem e a mulher e o seu propósito juntos, “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.”, Génesis 2:24.

Eis um exemplo do casamento pelo consentimento dos pais:
No Novo testamento podemos ler novamente: “…e que ordenou: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á à sua mulher; e serão os dois uma só carne? Assim já não são mais dois, mas uma só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem.”, Mateus 19:6.

Encontramos várias vezes a questão do homem e da mulher unirem-se/apegarem-se e de se tornarem numa só carne, num só ser, não encontramos especificamente a questão do casamento concebido por um pastor, ou bispo, ou padre.
“Subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, dizendo: Vi uma mulher em Timnate, das filhas dos filisteus; agora pois, tomai-ma por mulher.”, Juízes 14:2. Sansão declara aos seus pais que está interessado em Dalila.
Seguidamente, Sansão dirige-se a casa de Dalila para casar, “Passado algum tempo, Sansão voltou para recebê-la;”, Juízes 12:8, mais tarde seu pai dirigiu-se a casa dela para celebrarem o casamento, Desceu, pois, seu pai à casa da mulher; e Sansão fez ali um banquete, porque assim os mancebos costumavam fazer.", Juízes 14:10.

No entanto, analisemos o casamento de Tobias e de Sara:
A se­­guir, Raguel chamou Sara, sua filha. Quando ela se apro­ximou, tomou-lhe a mão e entregou-a a To­bias, dizendo: «Leva-a con­for­me a Lei de Moisés, a qual manda que te seja dada por esposa. Toma-a, pois, e leva-a alegremente, para a casa de teu pai. Que o Deus do céu vos guie em paz!» Chamou depois a mãe, man­­dou trazer uma tabui­nha e es­cre­­veu o contrato matrimonial, decla­­rando que dava Sara por es­posa a Tobias, con­forme a sentença da Lei de Moi­sés, e selou-o. Foi então que come­ça­ram a comer e a beber.”, Tobias 7:13-15.

Como vimos este casamento realizou-se com duas bases:

O consentimento de Raguel, mãe de Sara;
A celebração do casamento, segundo a lei de Moisés, escrevendo um contrato matrimonial.

Podemos concluir que o casamento é a união entre duas pessoas de sexos opostos com o consentimento de Deus.
Este é o casamento aceite por Deus, seja através de um pastor, seja através dos pais, ou mesmo através de uma oração sincera e consciente do casal dirigida a Deus. O mais importante é que ambos tenham a consciência do que é o casamento no plano divino.

O casamento no civil também é importante, a nível legal, devemos respeitar a lei, Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.”, Mateus 22:21.

O casamento no civil não é mais importante do que o casamento do Senhor, pois o casamento no civil é para satisfação da sociedade, enquanto que o de Deus é para Sua satisfação e para a nossa bênção, ainda que se realize com apenas uma oração sincera, pois o importante é a estabelecer a relação eterna entre o CASAL E DEUS. Este sim, é o casamento mais importante.


Geoconda Teca

3 comentários:

  1. se o cara estiver desempregado e viver abrasado?

    ResponderEliminar
  2. Graça e paz, peço desculpas pelo tempo de demora. Irmão compreendo que esteja desempregado, no entanto, quando nós aceitamos Jesus e nos entregamos a vontade de DEUS, devemos fazer a sua vontade.O facto de você estar desempregado não impede que case, aconselho-o a falar com o seu pastor para realizar uma cerimonia simples na sua igreja e naturalmente ir ao civil e fazer o casamento.A bíblia é clara em relação ao casamento e se você quer ter uma comunhão plena com DEUS , resolva a sua situação para que a sua consciência esteja limpa.

    Espero ter ajudado, se necessitar de mais alguma questão contacte-nos na Assembleia de DEUS, alameda, em Lisboa ou ainda por aqui .




    Fique em paz

    ResponderEliminar
  3. A bíblia é bem Clara em relação a essas coisas é melhor casar.
    Então, para de botar desculpas e casa para não ter brechas , Deus vai honrar seu casamento em nome de Jesus.

    ResponderEliminar