segunda-feira, 24 de outubro de 2011

É necessário ser baptizado para ser salvo?


       

Meus queridos irmãos, existem dois tipos de baptismo: o baptismo pelo Espírito Santo e o baptismo nas águas. Seja qual for o baptismo, o primeiro passo será sempre o arrependimento, em que tomamos consciência dos nossos pecados e sentimos o seu peso a cada dia que passa e, consequentemente, sentimos a necessidade de mudar e  de nos livrar dos nossos pecados. É nesta altura que começa a fazer todo sentido baptizarmos-nos.

É necessário percebermos a diferença e a importância dos dois baptismos, pois não é suficiente, para atingir a salvação, só obtermos um dos baptismos mas sim os dois.

O Baptismo nas águas é um mandamento de Deus, onde a sua velha criatura é sepultada, e o seu espírito nasce novamente. No entanto, Jesus disse: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for baptizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado", Marcos 16:15-16, ou seja, será necessário o baptismo e a fé, ambos estão totalmente ligados. Não poderá uma pessoa ser baptizada sem  sentir sede da palavra de Deus, sede de mudança, e  tudo isto leva ao encontro da crença  no evangelho de Jesus Cristo.

O baptismo, revela não apenas a fé, mas o tipo de fé. A maior  parte das pessoas acreditam na existência de Jesus Cristo mas isso acaba por não ser o suficiente. Veja o que as Escrituras dizem: "Ou, porventura, ignorais que todos os que fomos baptizados em Cristo Jesus, fomos baptizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo baptismo, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos para a glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.", Romanos 6:3-4. Quando imergimos alguém na água, estamos simbolicamente declarando que esta pessoa foi sepultada com Jesus, e ao levantarmos esta pessoa das águas, estamos reconhecendo que ela já ressuscitou com Cristo para viver uma nova vida.

Portanto, o baptismo é onde se reconhece o tipo de fé. Deve ser uma fé que se identifica com Cristo e sua obra realizada na cruz. É o compromisso de que seremos seus seguidores e de que tentaremos chegar à sua semelhança .

O Baptismo pelo Espírito Santo ocorre no acto da conversão - há que se considerar ainda o caso de João Batista, que desde o ventre de sua mãe era cheio do Espírito Santo - "Pois em um só Espírito fomos todos nós baptizados em um só corpo" - I aos Coríntios 12:13, isto é, todos sem excepção podem receber o Espírito Santo. "Arrependei-vos, e cada um de vós seja baptizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.", Actos 2:38.

Portanto, ambos os baptismos são importantes para a salvação, seja pela água e pelo Espírito Santo. Os dois baptismos serão sempre consequência do arrependimento sincero e  da Fé .


Geoconda Teca

Sem comentários:

Enviar um comentário