terça-feira, 4 de outubro de 2011

Os Cristãos e a Música




A música é uma das formas de arte mais utilizada hoje em dia. Serve como um meio de difundir ideias, com o objectivo de alcançar as massas de uma forma rápida e de fácil consumo, uma vez que a internet tornou a sua acessibilidade possível para quase todos os cidadãos do mundo.
A influência da música nas pessoas é visível, ela desperta-nos sentimentos, negativos e positivos, emoções, podem-nos aproximar ou afastar de Deus. Para um indivíduo do mundo, a música é apenas um instrumento para passar o tempo, mas para um cristão a música tem dois propósitos: Cantar e glorificar a Deus, edificar e fortalecer os cristãos. 

Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais cantando e salmodiando no Senhor no vosso coração”, Efésios 5:19.
Um cristão não deve dar razões para que ponham em causa a sua credibilidade e a sua crença, por isso não deve ouvir músicas que apelem à violação dos Dez Mandamentos, II aos Coríntios 6:3 e I Pedro 3:15-17.
Sendo a música também uma forma de adoração, fica corrompida quando é misturada com carnalidade - sexo, drogas, violência. A adoração a Deus deve ser feita com santidade e pureza.
A grande questão é: Como é que sabemos distinguir a boa música da má música?
Devemos ter em consideração que a mensagem da música é subjectiva, pode ter variados significados, depende da interpretação de cada um. Se repararmos nas músicas que passam em discotecas, podemos reparar que, na maior parte das vezes, não são nada mais do que sons, instrumentais, batidas misturadas, sem qualquer mensagem lírica, por isso cada um interpreta à sua maneira. Não é possível afirmar, convictamente, que ouvir música profana é pecado, mas podemos concluir que a música mexe com os nossos sentimentos, ideias e com o nosso estado do humor/espírito, são nestes aspectos que devemos ter em atenção! Para um cristão responder correctamente ao processo de selecção musical deve tentar compreender a mensagem da música, no caso de haver letra, e, quando a música se resume apenas ao instrumental, analisar os sentimentos que a música lhe desperta.
A música deve provocar sentimentos positivos, de acordo com as leis da bíblia. Em I Samuel 16:23, o rei Saul de Israel antigo, utilizava a música suave para o acalmar nos momentos de aflição.
“O julgamento musical não é apenas uma questão de gosto, mas de efeito.” citando, um bloguista do qual não me recordo nome. Avaliar o carácter da música é mais complexo do que se possa imaginar, até porque o homem possui uma mente limitada e um coração enganoso, por isso é preciso ter em atenção que nem todas as músicas de louvores vos aproximará dos reinos dos céus. Um cristão que consome este tipo de música, poderá, involuntariamente, estar a receber mensagens de cariz demoníaco ou satânico de uma forma oculta, II Timóteo 4:3-4, Mateus 7:21, Tito 1:16.

Como há males que vem por bens, também há bens que vem por males. “Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo. Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis... Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros de justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras." - II aos Coríntios 11:3-4, 13-15.

Citando, mais uma vez, o excelente bloguista do site www.musicaeadoraçao.com, “Da mesma forma que muita coisa não adequada pode ser encontrada na música utilizada nos cultos, muita coisa de valor pode ser encontrada na música profana. Não é porque não é de origem cristã que é necessariamente pecaminosa.”
Cada música deve ser analisada por si mesma, pelos seus valores e efeitos, não devemos ter o pensamento básico de que sendo da igreja é certo, não sendo é pecado. Deus foi o Arquitecto deste Mundo, portanto seria incorrecto não darmos valor às coisas belas que o nosso Pai criou aqui na terra. Por exemplo: A fauna, a flora, a Natureza etc. Seria incorrecto cantar sobre estas coisas maravilhosas que o nosso Senhor criou? Eu creio que não. Não confundam estas obras maravilhosas com as coisas impuras que o nosso Deus condena.

Levitico 20:26, Mateus 6:24, Tito 2:12, Tiago 4:4, João 2:15, 2 Timóteo 3:13.

Em suma, a selecção das músicas devem ser feitas segundo Filipenses 4: 8,Quanto ao mais, irmãos, tudo que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”


Luís Teca

1 comentário:

  1. Parabéns! Muito boas as considerações aqui escritas, fico certa de que louvar a Deus é o que mais amo e desejo a todo tempo.. Cantai louvores a Deus, cantai louvores; cantai louvores ao nosso Rei, cantai louvores. Salmos 47:6..." Não podemos de fato dizer que se a pessoas escuta músicas que não sejam para exaltação de Deus, ou para o nosso ânimo que seja pecado.. Se as pessoas que escutam músicas que não é para adoração a Deus, e isso tem edificado essas pessoas, amém.. Por que a palavra diz.. " Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. 1 Coríntios 10:2.." Fiquem na paz.. Um abraço irmão Luis Teca " Deus continue te abençoando.."

    ResponderEliminar