domingo, 23 de outubro de 2011

Profissão, nas páginas amarelas ou na Bíblia?




Nos dias de hoje, maior parte das pessoas passam pelo desemprego. Acabam por ter dificuldades em pagar as suas contas, até em comprar mantimentos para comer ao longo de todo o mês. Obviamente que isso nos leva ao desespero de, por vezes, aceitar qualquer trabalho que nos aparece à frente, porque só através do trabalho é que se extrai meios para podermos viver em sociedade. Em Eclesiastes 9:10, podemos ler “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças”. Mas, será que como cristão deveremos aceitar exercer qualquer função?! Por mais desespero que tenhamos, justifica-se ter qualquer trabalho?!

Vejamos… “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm;” I Aos Coríntios 6:12, e como cristãos não devemos fazer o que os do mundo fazem, embora possamos conviver com isso diariamente e que muita coisa já seja considerada normal e sem malícia, Deuteronómio 18:9-14. Não nos deixemos enganar, irmãos, temos de evitar o mal e não andar pelo mesmo caminho que os ímpios – Provérbios 4:14-18.

Por mais dificuldades que tenhamos, há que ter fé! E há que procurar fazer as obras do Senhor, porque fé sem obras é uma fé morta – S. Tiago 2:26. E orai, “orai sem cessar”, I aos Tessalonicenses 5:17, porque a oração é eficaz! I João 5:14-15

Deus, nosso Senhor, não deixa o justo passar fome – Provérbios 10:3-4. Portanto, não se justifica fazermos obras contrárias àquilo que nos foi ensinado – Romanos 2:21-23.

Entre muitas profissões não adequadas ao cristão, exponho aqui algumas, como a prostituição, operadores de linhas eróticas, actor/travesti, político, advogado de criminosos.

Quanto à prostituição e operadores de linhas eróticas, está claro que ambas as profissões levam ao adultério, à cobiça, à masturbação, à fornicação, … Apesar de tudo isso ser cometido pelo cliente, nós, sendo cristãos, ao vendermos esses serviços, agimos em conformidade com a palavra de Deus?
Com a prostituição, o cristão quebra o princípio da virgindade, Deuteronómio 22: 20 – 21.
Com a prostituição, o cristão suja o seu próprio corpo e peca contra ele mesmo, templo do Espírito Santo, I Aos Coríntios 6:13-20.
Com a prostituição, até o próprio salário é abominado por Deus, Deuteronómio 23:18.

Um travesti, pode ser considerado também um actor. Tal como um actor, também ele pode vestir várias personagens, como um travesti, entre outras mais. É apenas entretenimento, também preciso nesta vida de trabalho casa e casa trabalho. Aos olhos do povo, proporcionam risos. E aos de Deus? Será que também o deixam contente?
Em Deuteronómio 22:5, fica claro que sendo homem não devo vestir vestes de mulher e sendo eu mulher não deverei vestir vestes de homem.

Política. É um meio através do qual poderíamos agir em conformidade com a palavra de Deus, de modo a movermos multidões e a melhorarmos a vida do próximo. Mas, todos os meios justificam os fins?
I Timóteo 6:3-5 e 10-11, afastemos-nos de homens corruptos. “Diz-me com quem andas, dir-te-eis quem és.”, somos Homens, pecadores, portanto, quão possível conseguirmos, afastemos-nos de tentações, de blasfémia, de ganância e de cobiça pelo dinheiro.

Advogado de criminosos. Deixemos a justiça falar por si, Deuteronómio 16:18-20, mas jamais em tempo algum daremos “falso testemunho”, Romanos 13:9. Pois para defender um criminoso, embora haja métodos legais de dar a volta à questão, não estaríamos a ser justos.

Um conselho irmão, não dês ouvidos a ninguém que fale contra Cristo – Aos Colossenses 2:4-10. Em todos os negócios que podeis fazer, sê sempre justo para com o teu irmão, porque Deus é vingador – I Aos Tessalonicenses 4: 6-7. Pois se obedecermos a Deus, nosso Pai, teremos recompensas – Deuteronómio 11:13-21 e Romanos 13:1-7. Caso contrário, os castigos não serão poucos, nem agradáveis – Deuteronómio 28.

Contudo e para tudo, existe o arrependimento! Actos 2:38
E Deus nosso senhor tem misericórdia, ama e perdoa o pecador arrependido.

Mas apressem-se irmãos, porque o tempo do fim está quase e de fora ficarão “os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idolatras, e qualquer que ama e comete a mentira.”, Apocalipse 22:15.

Termino assim com uma saudação a todos os irmãos, a todos os leitores:
I Aos Tessalonicenses 5:15-28

E que a paz e “a graça do nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós! Amén.”Apocalipse 22:21


Cláudia Cavaco

Sem comentários:

Enviar um comentário