sábado, 7 de janeiro de 2012

É Cristão? Faça o seu teste!



Em duas passagens citadas anteriormente em Coríntios, Paulo dá quatro testes para determinar se o cristão deve permitir certas coisas em sua vida:

(1) Isto vai me colocar sob seu poder?
(2) Isto é [espiritualmente] proveitoso?
(3) Isto edifica?
(4) Isto ajuda ou impede meu companheiro ou pode lhe fazer tropeçar?

Novamente, estes são testes aplicados não a coisas pecaminosas que já são proibidas ao cristão, mas a coisas que a Bíblica não menciona especificamente.
A aplicação sincera desses testes a coisas normalmente permitidas no mundo do Cristianismo contemporâneo deteria rapidamente muitas práticas.
A música de rock coloca as pessoas sob seu poder; não edifica espiritualmente; é influenciada por demónios (um simples estudo da história da música de rock confirmará isto) e não é, portanto, seja [espiritualmente] proveitoso para o cristão que é instruído a ser sóbrio e vigilante contra as astúcias do diabo; ela apela para a carne que se supõe o cristão a tenha crucificado.

Vestuário imodesto, como calções curtos e roupas de banho, atrapalha nosso companheiro colocando-o diante da tentação de pecar em seu pensamento; isto não edifica aqueles que nos vêem vestidos dessa forma; ao contrário, empurra os outros que tropecem.

Os relacionamentos ecuménicos entre aqueles que acreditam totalmente na sã doutrina do Novo Testamento e os que não acreditam totalmente, atrapalham nosso companheiro e o faz tropeçar por confundi-lo sobre o que é verdade e o que é falso no Cristianismo, dando-lhe a impressão que a doutrina não é importante. Tais relacionamentos não são edificantes porque enfraquecem o discernimento espiritual do crente e o zelo pela fé uma vez [por todas] entregue aos santos.

A Bíblia diz que nós temos liberdade em Cristo, libertação da eterna condenação, liberdade para servir a Deus e para usufruir de nossa indizivelmente maravilhosa salvação em Cristo. Ela não diz, no entanto, que temos a liberdade de fazer o que nos agrada com nossas vidas ou fazer qualquer coisa que não seja [espiritualmente] proveitosa ou edificante.

O apóstolo Paulo tem uma visão tão menos prezante dessa [hoje chamada] “liberdade pessoal” que ele estava disposto a abrir mão de comer carne pelo resto da vida se ele pensasse que isto poderia ofender seu irmão ou causar-lhe tropeços de qualquer forma (I Cor 8:13). Ele não tinha ideia de viver neste mundo como lhe agradasse.

Contraste essa visão apostólica da liberdade cristã com a que é tão popular hoje.
Aqueles que estão mergulhados em sua “liberdade” não abrem mão [de absolutamente nada] nem mesmo das coisas mais questionáveis, em prol da glorificação de Cristo e da edificação de seus companheiros. Quando confrontados com tais coisas, eles se tornam inchados de vaidade e lançam-se em um ataque contra um espantalho de palha [que não vem ao caso e que eles inventam somente para desviar a atenção e dar a impressão que vencem] e que chamam de “legalismo”.


Edna Caetano e Erick Caetano

3 comentários:

  1. Muito bom trabalho. Gostamos muito. Deus vos abençoe

    ResponderEliminar
  2. Nós é que agradecemos, o texto estimpecavél parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Irmãos Edna Caetano e Erick Caetano,Deus continuem expirando os queridos irmãos a essas belíssimas reflexões que nós ajudam a mudar, para agradarmos sempre ao nosso Deus Pai, ao nosso amado Senhor Jesus Cristo (Salvador) e o nosso expirador o Espírito Santo....

    ResponderEliminar